Pesquisar este blog

domingo, 25 de outubro de 2020

Pesquisadoras da UNEB lançam e-book com proposições para educação infantil durante pandemia



O livro digital visa orientar a construção de propostas educativas emergenciais durante a pandemia da Covid-19, além de oferecer fundamentação para a formação docente, tendo em vista o trabalho remoto com crianças e a escrita dos documentos municipais. ífica para o trabalho remoto na Educação Infantil”, explicou umas das autoras da obra, Elenice de Brito Silva.

Na publicação, destinada aos profissionais da educação Infantil e dirigentes municipais de educação, são encontrados os princípios que orientam um currículo emergencial na educação infantil.

Observatório da Educação Infantil e Infância

O e-book é uma das iniciativas do Observatório da Educação Infantil e Infância (ObEI) da UNEB, criado em maio deste ano, como objetivo de realizar estudos e pesquisas que organizem e disponibilizem indicadores sobre a situação da infância nos territórios identitários do Sertão Produtivo e do Velho Chico, na Bahia.

O ObEI reúne pesquisadoras das áreas de Pedagogia, Letras e Biologia, dos campi XII (Guanambi), VI (Caetité), XX (Brumado) e XVII (Bom da Jesus da Lapa) da UNEB.

fonte: UNEB

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Infância - Os programas Criança Feliz e Conta pra Mim vão integrar ações para incentivar o aprendizado das crianças e a participação das famílias

O Criança Feliz é um programa de visitação domiciliar para a primeira infância que atua em quatro eixos: cognitivo, linguístico, motor e socioemocional. Segundo o Ministério da Cidadania, o programa já fez mais de 23 milhões de visitas e atendeu cerca de 800 mil crianças e gestantes em 2.700 cidades. O Criança Feliz conta com uma rede de 21,7 mil visitadores, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no país. O programa tem como público prioritário gestantes e crianças de zero a três anos, mas também atende crianças de até seis anos de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já o Conta pra Mim, é um programa do Ministério da Educação criado para promover a literacia familiar, ou seja, para incentivar, na primeira infância, a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita em casa, na convivência entre pais e filhos.

Com a parceria, o Governo Federal quer integrar os dois programas. Fazer com que o Conta pra Mim comece a fazer parte dos conteúdos de abordagem do Criança Feliz. Ou seja, ao levar orientações ao público do Criança Feliz, os visitadores também vão levar informações sobre a importância de os pais estimularem, por meio do vínculo familiar, as habilidades relacionadas à leitura, à escrita e à linguagem oral, como prevê o programa do Ministério da Educação. E, assim, melhorar o processo de alfabetização da criança.

O Conta pra Mim possui uma série de livros, kits de histórias e músicas para ajudar nesse processo. Todo esse material será distribuído de graça às famílias beneficiárias do programa do Ministério da Cidadania. Os cuidadores terão a missão de entregar o material e orientar as famílias sobre como usá-los.

Para isso, segundo o Ministério da Cidadania, todos os visitadores do Criança Feliz passarão por uma capacitação a distância para que possam compreender a metodologia do Conta pra Mim e a proposta do Governo Federal.

Mesmo em tempos de distanciamento social, por causa da Covid-19, o Criança Feliz conseguiu se adaptar e dar continuidade às visitas domiciliares. De acordo com o Ministério da Cidadania, entre março e agosto, o programa realizou seis milhões de visitas.
 
Novo Acervo Conta Pra Mim

E, nesta semana, um novo acervo do Conta Pra Mim foi disponibilizado à população. O programa conta com mais 40 títulos, em formato digital, para os pais lerem em voz alta aos seus filhos. Essas obras também podem ser impressas e coloridas pelas crianças.

O Ministério da Educação também publicou 20 vídeos animados, todos disponíveis em libras, em que o cantor e o compositor Toquinho narra fábulas escritas por Monteiro Lobato. Os interessados também podem conferir 10 cantigas infantis populares interpretadas por Toquinho. Todas também em libras e acompanhadas de partituras, para os pais que saibam tocar algum instrumento musical.

A plataforma do Conta pra Mim já oferecia vídeos em formato digital que traduzem as orientações do Guia de Literacia Familiar. São vídeos com dicas aos pais sobre como incentivar, no dia a dia da criança, a interação verbal, a leitura dialogada, a narração de histórias, os contatos com a escrita e a motivação. Tudo isso para ajudar os pequenos a desenvolverem e aprimorarem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever.

Todo acervo do Conta Pra Mim pode ser acessado e baixado no site do Ministério da Educação.
 
fonte: MEC

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

MEC lança a Coleção Conta pra Mim

Ação faz parte do programa de literacia familiar e disponibiliza 40 livros em formato digital para ler, imprimir e pintar, além de uma série de vídeos com cantigas e fábulas animadas

Já está no ar a coleção Conta pra Mim: uma mini biblioteca em formato digital, com 40 livros disponíveis para download, gratuitamente, sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro. Para acessar o conteúdo, basta ir ao site do programa Conta pra Mim: http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim
 

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

COVID-19 - É Tempo de Aprender e a alfabetização não pode parar


MEC disponibiliza recursos por meio dos programas Conta pra Mim e Tempo de Aprender para professores, pais e responsáveis ajudarem as crianças nesse processo

Em tempos de Covid-19, muitas escolas continuam fechadas e grande parte das aulas ainda está suspensa. No meio disso, há uma parcela de alunos que está em uma fase crucial: a da alfabetização. Para enfrentar este momento, pais e professores contam com dois programas do Ministério da Educação (MEC), com vários recursos para auxiliar no processo de alfabetização: o Conta pra Mim e o Tempo de Aprender.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

DELIVERY DE ALIMENTOS - UFPB cria e-book com dicas de higiene para compra, preparo e delivery de alimentos


O livro digital é gratuito e está disponível para download
 
Pesquisadores do Departamento de Gastronomia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram e-book com dicas para compra, preparo e delivery de alimentos, a fim de potencializar a prevenção ao novo coronavírus. O livro digital é gratuito e está disponível para download.

RECEITAS DIVERTIDAS - UFPB lança e-book com receitas divertidas para fazer com crianças na quarentena

Material gratuito de educação alimentar e nutricional está disponível para download
 
Professores e estudantes dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com nutricionistas especialistas na área materno-infantil, lançaram o e-book Gastronomia Divertida, com receitas para fazer com e para crianças na quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus. O material é gratuito e está disponível para download.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

TEMPO DE APRENDER - MEC prorroga prazo de adesão ao Programa Tempo de Aprender


Estados e municípios podem se inscrever até 30 de julho; 3.641 municípios já demonstraram interesse na iniciativa

O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para adesão ao Programa Tempo de Aprender até o dia 30 de julho. É mais uma oportunidade para estados e municípios manifestarem interesse na iniciativa, criada para aperfeiçoar, apoiar e valorizar professores e gestores escolares que lidam com a alfabetização no Brasil.

Dos 5.570 municípios brasileiros, 3.641 já aderiram ao Programa, o que representa 65,37% do total. Quem quiser fazer parte do Programa e ainda não se inscreveu, precisa acessar a página do Tempo de Aprender e preencher um formulário que solicita o CPF e o e-mail do responsável pela adesão.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

PNLD 2022 - MEC publica edital que prevê livros didáticos para alunos da pré-escola

Escolas poderão solicitar obras didáticas, literárias e pedagógicas para a educação infantil

O processo de aquisição de obras didáticas, literárias e pedagógicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) foi oficialmente aberto nesta semana. A principal novidade do edital é a previsão inédita de livros didáticos para alunos da pré-escola a partir de 2022.

O texto foi publicado na edição desta quinta-feira, 21 de maio, do Diário Oficial da União (DOU).

sábado, 25 de abril de 2020

Literacia familiar - MEC formaliza o Conta pra Mim

Programa tem o objetivo de estimular a leitura de forma lúdica e participativa entre pais e filhos
 

O Ministério da Educação (MEC) formalizou o programa Conta pra Mim. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização e tem o objetivo de orientar, estimular e promover práticas de literacia familiar em todo o território nacional.

A portaria que institui formalmente o programa, lançado em dezembro de 2019, foi publicada na edição desta sexta-feira, 24 de abril, do Diário Oficial da União (DOU).

quinta-feira, 5 de março de 2020

Conta pra mim - MEC lança série com dicas para escolha de livros de acordo com a idade da criança


  • 18/03/2020 - Terceiro vídeo da série é para crianças de 5 a 7 anos. Leia mais na notícia do MEC
  • 12/03/2020 - Segundo vídeo da série é para crianças de 3 a 5 anos. Leia mais na notícia do MEC
Primeiro de cinco vídeos está publicado e dá sugestões para leitura aos pequenos de 0 a 3 anos
Serão publicados vídeos nas páginas oficiais do Ministério da Educação (MEC) - um por semana - com dicas para selecionar livros de acordo com a faixa etária dos pequenos. Nas animações, há sugestões de ilustrações, cores, durabilidade, rimas, frases e outros itens para facilitar manuseio e a leitura no ambiente familiar.

O primeiro vídeo da série foi publicado nesta quarta-feira, 4 de março, e destina-se a crianças de 0 a 3 anos. Confira as sugestões para que a leitura para crianças nessa faixa etária seja bem aproveitada:
  • Livros resistentes e duráveis: de papel grosso, de plástico e de pano;
  • Livros com ilustrações em cores fortes e contrastantes;
  • Livros com ilustrações ou fotografias de pessoas, bebês, animais e objetos;
  • Livros com rimas e letras de canções;
  • Livros com uma frase curta ou uma palavra por página e com predomínio de ilustrações.
Confira o vídeo aqui.