A edição número 100 da revista Em Aberto já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação, coordenada pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), traz o tema “Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil”, analisado em nove artigos. Dois deles são de Portugal.
Entre os diferentes pontos de vista apresentados, destacam-se os temas: os desafios pedagógicos no contexto de creche; o ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança; os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência; a pedagogia em participação e a instituição dos direitos da criança. Outros aspectos do tema são apresentados na entrevista, nas resenhas e na bibliografia comentada.
O número 100 apresenta um interessante panorama de estudos que oferecem possibilidades para pensarmos na proposição de uma pedagogia do cotidiano em nossas instituições de educação infantil.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática, com periodicidade quadrimestral. Sua finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Para isso, publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas. O público alvo é a comunidade acadêmica, professores, educadores e estudantes.
Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O organizador atua sob a supervisão do Comitê Editorial da revista Em Aberto. Para tornar-se organizador é necessário que o interessado apresente ao Comitê Editorial uma proposta de número temático para avaliação. O Organizador deverá ter, preferentemente, doutorado e produção acadêmica reconhecida na área temática.
Clique aqui para acessar a edição n° 100
Entre os diferentes pontos de vista apresentados, destacam-se os temas: os desafios pedagógicos no contexto de creche; o ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança; os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência; a pedagogia em participação e a instituição dos direitos da criança. Outros aspectos do tema são apresentados na entrevista, nas resenhas e na bibliografia comentada.
O número 100 apresenta um interessante panorama de estudos que oferecem possibilidades para pensarmos na proposição de uma pedagogia do cotidiano em nossas instituições de educação infantil.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática, com periodicidade quadrimestral. Sua finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Para isso, publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas. O público alvo é a comunidade acadêmica, professores, educadores e estudantes.
Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O organizador atua sob a supervisão do Comitê Editorial da revista Em Aberto. Para tornar-se organizador é necessário que o interessado apresente ao Comitê Editorial uma proposta de número temático para avaliação. O Organizador deverá ter, preferentemente, doutorado e produção acadêmica reconhecida na área temática.
Clique aqui para acessar a edição n° 100
FONTE: INEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário