Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pesquisas sobre o sistema de numeração e cálculo

da NOVA ESCOLA:
Susana Wolman (novaescola@atleitor.com.br)

Palitos soltos e amarradinhos? Material dourado? Ábaco? Que recursos usar para que eles compreendam o valor posicional de cada número? Como ensinar o sistema de numeração para os estudantes?

O ensino usual responde a essas perguntas por meio dos seguintes princípios: ensinar os números um a um seguindo a ordem da série, introduzir a noção de dezena como resultado do agrupamento de dez unidades, explicar o valor posicional de cada algarismo indicando unidades e dezenas como requisito para a resolução das operações e empregar diferentes recursos materiais para tornar concreto o agrupamento de base dez.

A tradição escolar supõe que o princípio de agrupamento de base dez e o valor posicional são compreendidos pelas crianças por meio de agrupamentos com materiais concretos. E, para fazer contas, ensina-se a elas usar a famosa casinha, onde devem ser marcadas as unidades e as dezenas.
Leia a matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário