Com foco em atividades práticas, o objetivo é potencializar a aprendizagem de bebês e crianças.
O Ministério da Educação (MEC) lançará, nesta terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo o país: o Aperfeiçoamento em Educação Infantil. Totalmente gratuita e autoinstrucional, a iniciativa estará disponível no Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/) e deverá atingir 593 mil docentes de escolas públicas e privadas.
O objetivo é fazer com que os profissionais se atualizem e reformulem as práticas pedagógicas com base nos objetivos de aprendizagem e nos campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para isso, os docentes terão acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.
Listamos algumas formas de aproximar o pensamento lógico e a criatividade no ambiente escolar e em casa, para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Ambiente
O espaço de convivência deve ser rico em materiais estruturados, jogos variados e objetos que incentivem o aluno a explorar e usar sua criatividade. Podem ser usadas peças de montagem, jogos, blocos, tudo que seja convidativo ao toque e à imaginação. É importante lembrar que, em escolas, o material deve obedecer os protocolos de higiene após o manuseio.
Materiais
Para apresentar o conceito de classificação, disponibilize materiais variados para o aluno explorar. Por exemplo, é possível agrupar os que são parecidos, seguindo algum critério mas sem dizer à criança qual foi o critério escolhido. Assim, a criança terá que estabelecer as relações e elaborar a sua hipótese. A explicação e a contra-argumentação contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico.
Jogos
Entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a criança pode ser incentivada no uso de jogos, desde quebra-cabeça e jogos de memória, até alguns mais complexos como dominó, resta um, ligue 4, boliche, cartas, bingo e também outros tipos de jogos de tabuleiro. O professor pode fazer intervenções, incentivando os alunos a participarem, e compartilharem suas estratégias com os colegas e observar se entenderam as regras.
Tangram
O tangram é um material de quebra-cabeça interessante para ser utilizado na montagem de figuras e combinações. Além da versão quadrada com sete peças, existem os formatos oval, triangular e circular. Os alunos podem brincar com a formação de figuras e construir diferentes formas. O programa Gcompis oferece a versão digital gratuita, além de outras 100 atividades para crianças com idade de dois a 10 anos.
Sudoku
O jogo é popular por trabalhar o pensamento lógico e pode ser adaptado para crianças menores. Para um sudoku adaptado, disponibilize 12 figuras que precisam ser dispostas em um tabuleiro, formando linhas verticais e horizontais sem figuras iguais.
Fonte: OBMEP